IMPORTANTE | Precisamos de si, para escrever SÃO BENTO

Precisamos de si, como um dos autores deste livro. Se tiver disponibilidade, leia a informação que se segue e colabore neste projeto.

Colaborar neste livro pode ser importante para si, porque você será uma voz ativa nesta homenagem à freguesia de São Bento.

No sentido de compilar as emoções que ecoam em nós por termos ligação a São Bento, bem como, histórias aqui vividas que nos criaram raízes e memórias, o executivo da Junta de Freguesia de São Bento vem lhe pedir que complete esta afirmação:

São Bento, para mim és… porque…

Pode usar algumas ou muitas palavras, deixe fluir os seus pensamentos ao pulsar do seu coração e ao sentir da sua alma.

Envie a sua reflexão, até 5 de junho de 2025, para o seguinte correio eletrónico: [email protected] ou escreva-a em papel e ligue para o 295 212 338 ou 924 484 520, que nós vamos buscar no local a combinar. Indique, igualmente, o seu primeiro e último nome, bem como, o seu ano de nascimento.

Exemplo:

São Bento, para mim é berço, abraço, é, também, colo. Porque nasci nesta freguesia que me embala até hoje, sinto ainda as minhas vivências na escola primária de Vale de Linhares onde a Sra. Albertina, contínua da escola (como se designava este cargo profissional, na altura), levava caramelos para nos dar, caramelos que derretiam na boca e que eram feitos à mão, numa altura em que não se falava de robots de cozinha. Hoje, esta memória, ainda me derrete, desta vez, o coração. Este gesto, repetido, só podia ser amor. Recordo-me, igualmente, da professora Saúde que pela sua disciplina afetiva me semeou bases fortes e importantes. Mesmo vivenciando a altura das reguadas (aceites na época), as raízes do bom português alicerçaram a minha paixão pela escrita. São Bento, é colo, é residência dos meus pais, é e será sempre regresso a casa.

Tânia Ferreira, 1978

Estas reflexões e pensamentos serão agregados e será construída uma narrativa que as ligue, dando sentido às palavras e sentimentos, referindo a sua origem, reportando o “quem” as parafraseou.

A freguesia de São Bento, ganhará dimensão humana, na visão e coração de quem a vive.

São Bento, somos todos nós.